NORDESTE: TRADIÇÕES E BELAS PAISAGENS




O arquipélago de Fernando de Noronha receberá o revezamento da tocha olímpica no dia 5 de junho. Um dos condutores levará a chama olímpica para perto dos Dois Irmãos numa prancha de stand up paddle - Hans Von Manteuffel / MTur/Divulgação





Após a passagem por Paulo Afonso, o revezamento da tocha segue seu caminho pelo Nordeste, a partir de Sergipe. Um barco a motor vai conduzir a tocha em Canindé de São Francisco. O comboio percorrerá as capitais Aracaju (28/5) e Maceió (29/5) e retorna a Pernambuco pelo Agreste. Garanhuns, Lajedo e Caruaru, cidade natal do mestre Vitalino, que tanto orgulha o povo nordestino com suas preciosidades moldadas em barro que retratam a cultura e o folclore regional, entram no roteiro em 30 de maio. No dia seguinte, a delegação segue para Recife. Mas nenhum roteiro à capital se completa sem uma frevada nas ladeiras de Olinda (2/6). Retomado fôlego, a caravana olímpica se prepara para conhecer Campina Grande, na Paraíba onde os preparativos para um das maiores festas de São João do país (e um passeio de barco) aguardam o comboio olímpico com a chama dos Jogos.

A tocha pode ou não pular a fogueira de São João, mas esses movimentos mais inusitados no roteiro são classificados pela organização do revezamento como operações especiais, que buscam imagens icônicas para a memória dos Jogos Olímpicos no Brasil, mais até do que o engajamento da população, já que nesses trechos, o comboio pode ser reduzido por motivos operacionais.

A passagem da tocha por Fernando de Noronha (5/6) está entre essas operações especiais. O arquipélago que pertence a Pernambuco mereceu um desvio de percurso a partir de Natal para que a tocha visite um dos nossos mais simbólicos referenciais de paraíso natural. Um condutor vinculado ao projeto Tamar vai traçar um roteiro digno de turista VIP na ilha. O cenário inclui Praias do Sueste e Cacimba do Padre, trecho em stand up padddle no meio dos Dois Irmãos, seguindo para a Praia do Sancho, Praia da Conceição e Pedra do Pico. O revezamento vai acontecer na Vila dos Remédios, e a tocha segue para o forte N. S. dos Remédios e os canhões do forte São Miguel. A equipe percorre ainda a estrada que cruza a ilha até seu ponto mais alto, encerrando o trajeto na Capela São Pedro.

De volta ao continente e ao Rio Grande do Norte, a tocha retoma sua cruzada pelo Nordeste, em Lajes (6/6), passando ainda Mossoró, onde a programação inclui apresentação de quadrilha junina e de grupos tradicionais de pastoril. Rumando ao Ceará, Fortaleza recebe a tocha (7/6), após passagens por Aracati, onde Canoa Quebrada é seu cartão-postal mais famoso, e Aquiraz, que abriga complexo turístico do Beach Park.



ROTA DAS EMOÇÕES


Delta do Parnaíba é um dos destinos do revezamento do tocha - Embratur/Divulgação / Divulgação


Mais operações especiais estão programadas na chegada do comboio ao Piauí, onde a tocha será conduzida de barco e através das dunas que compõem a bela paisagem do Delta do Parnaíba (9/6) — uma das três pontas da famosa e turística Rota das Emoções (que inclui Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses). No Delta, a tocha vai em barco típico até chegar em dunas que beiram o rio. O sortudo que conduzirá a tocha poderá ver, naquele ponto, o mar e o rio se encontrando. Ainda no Piauí, corrida de trilha será o destaque da programação no Parque das Sete Cidades em Piripiri, a 200km da capital Teresina (10/6), onde a vegetação marcada pela transição entre o cerrado e a caatinga reúne formações rochosas de mais de 400 milhões de anos e pinturas rupestres com cerca de seis mil anos.


De Teresina a tocha parte de avião para uma rápida passagem por Palmas (11/6), no Tocantins, e volta ao Nordeste, onde visita a capital do Maranhão (12/6), em meio as comemorações juninas. Em São Luís, a tocha vai circular de bicicleta, quadriciclo e stand up paddle, além de ir até Barreirinhas (13/6), outra porta de entrada para a Rota das Emoções, com os Lençóis Maranhenses. Não por acaso, um dos cartões-postais mais impressionantes do Brasil. O comboio da tocha chega por lá no dia 13 de junho.