ALONGAMENTO E MASSAGEM

FLEXIBILIDADE

Essa qualidade física é responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima da articulação, sem riscos de provocar lesões musculares e luxações. Sem ela, tarefas simples como amarrar os próprios sapatos e pentear os cabelos tornam-se impossíveis.

Beneficia a melhora da qualidade dos movimentos, reduz os riscos de lesões músculo-articulares, aumenta a mobilidade articular e a elasticidade muscular. 


ALONGAMENTO

O alongamento melhora a flexibilidade e quando não realizado impossibilita que os músculos trabalhem no máximo de seu potencial. O que é pior  os músculos não relaxados aumentam bastante os riscos de lesões e dores. Deve durar no mínimo 10 minutos com permanência de 10 a 15 segundos em cada movimento. Fica mais fácil memorizar a sequência quando obedecemos a uma ordem: da parte superior para a inferior, dos músculos do tronco para os músculos das extremidades. O alongamento auxilia no tratamento de tendinites, DORT, lombalgias, encurtamentos de músculos e tendões, tensões musculares que causam dores; melhora a circulação energética e sanguínea, problema e/ou vícios posturais; ameniza ou elimina a ansiedade, stress e depressão.


ATENÇÃO

Perdemos 20% da flexibilidade a partir dos 20 anos de idade. Por isso, precisamos fazer o alongamento várias vezes ao dia: ao acordar, antes e depois das atividades físicas, durante e após o trabalho, no final do dia. Isso retardará esta perda de flexibilidade e evitará maiores complicações como artrites, artroses e encurtamentos.


MASSAGEM

Equilibra o Sistema Nervoso, permitindo um melhor foco no trabalho desenvolvido e recuperando os tecidos envolvidos no esforço; auxilia os impulsos nervosos desencadeando o relaxamento; estimula o fluxo sanguíneo, aquecendo a musculatura e preparando as articulações para um funcionamento em conjunto; evita lesões durante atividades; facilita a drenagem linfática acelerando o processo de  desintoxicação do organismo.


ATENÇÃO

Nosso corpo tem mais de 600 músculos e aproximadamente 206 ossos. Este conjunto formado por músculos, ossos, articulações, tendões e ligamentos deve estar sempre em harmonia. Para isso, é preciso construir o hábito da prática periódica de atividades físicas.